sexta-feira, 30 de julho de 2010

AGRADECIMENTO

Algumas pessoas merecem ser agradecidas pelo esforço, trabalho e dedicação nesta primeira edição do Vozes Periféricas


Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região por acreditar na Proposta e disponibilizar a verba antecipadamente.








Prefeitura de Sorocaba, Secretaria da Cultura e seu secretario Anderson Santos e sua equipe que não abriram
 mão de apoiar a causa do "Vozes" em nenhum momento.







Ao Movimento Nossa Cara Preta e seu líder Márcio Borwn que auxiliou nas oficinas de grafite, b-boyng e dj.




Fotógrafo Rafael Pieroni, que coordenou a oficina de fotografia voluntariamente e abriu mão de seus compromissos e, mesmo com o tempo apertado, pôde trabalhar conosco durante uma semana toda para colaborar com o trabalho junto das crianças do Laranjeiras










Ao Artista Plástico Adriano Gianolla, que coordenou a oficina de Desenho no domingo e também abriu mão de seus compromissos para estar com as crianças da periferia












A Igreja Cristo Rei e ao Padre Marivaldo por ceder o espaço da Igreja para que pudessemos realizar o projeto no Parque Laranjeiras











As Pastorais e a Rádio Comunitária da Igreja Cristo Rei que colocaram toda a equipe a disposição do evento nos dois dias de show.









A Rádio Cacique FM Sorocaba pela divulgação do "Vozes Periféricas"

domingo, 25 de julho de 2010

ÚLTIMA NOITE DE SHOWS NO PARQUE DAS LARANJEIRAS

Encerramento do Vozes Periféricas reúne tres mil pessoas no Parque das Laranjeiras
Cerca de três mil pessoas estiveram presentes nos shows de encerramento das atividades do projeto

Samba Livre,Roberto Guimarães,Dalízio Moura e Roberto Seixas marcaram os shows da noite de domingo

A maratona de show começou as 17:00h com o grupo Samba Livre fazendo um pagode para animar a galera do Parque das Laranjeiras.
Samba Livre colocou a Zona Norte
para sambar
Show tranquilo e alegre para abrir a festa de show no domingo
Uma pausa para a missa, realizada das 19:00 as 20:00h e logo começou o show de Roberto Guimarães, cover de Roberto Carlos, que animou as famílias, crianças e adolescentes presentes.
Inicio do show de Roberto Guimarães
Platéia se emociona com as músicas
do Rei Roberto Carlos interpretadas por
Guimarães
Guimarães canta o sucesso "Calhambeque"
"Roberto, eu te amo!"- do começo ao
 fim do show ela roubou a cena na
platéia

Cerca de tres mil pessoas assistiram a apresentação
Das 21:15h as 22:30h entrou no palco a figura mais eletrizante da noite: Dalizio Moura, cover do Elvis Presley, que colocou a moçada pra pular com canções como Tutti-Frutti, Kiss Me Quick, Blue Suede Shoes,  Always on My Mind, Suspicious Minds, duas crianças ainda subiram ao palco, uma delas o garoto Guilherme, de nove anos, morador do Parque Laranjeiras, fã do Rei do Rock, cantou "Love me Tender" e "Tutti-Frutti" com Dalízio no palco.
   
Guilherme é convidado a subir ao palco
por Dalizio




Guilherme canta "Love me Tender"
Tudo para lembrar o Rei do Rock,
do figurino aos anéis
grandes e chamativos que o
cantor usou em determinado
período de sua carreira

Após Dalízio, quem veio de São Paulo para agitar com seu rock n´roll repleto de irônia, sarcasmo, ambiguidade e entre-linhas foi Roberto Seixas, cover oficial do saudoso Raul Seixas.
Roberto iniciou seu show por voltas das 22:50h Roberto Seixas iniciou seu show que só foi acabar as 24:00h.

Roberto Seixas
Roberto sempre tem junto de si uma legião de fãs que vêm nele a própria imagem de Raul. Nesse show não podia ser diferente, fãs vieram até da cidade de Santos conferir Roberto Seixas cantando os sucessos mais e menos famosos de Raul.

Roberto Seixas, "Rock das Aranhas".








Fãs de Roberto Seixas











Roberto canta "Maluco Beleza"



Fãs tiveram acesso livre ao camarim para tirar fotos
com Roberto Seixas















As vendas de pastéis, bebidas e churrasco foram intensas,
especialmente no dia 25 de julho
Durante toda a noite a Pastoral da Igreja Cristo Rei trabalhou vendendo pastéis, churrasco e refrigerante. O movimento foi intenso: "Seria muito bom se agente sempre tivesse esse tipo de evento, porque alem de entreter ele da um bom lucro pras obras da Igreja, nós realmente ficamos muito felizes, gostamos bastante mesmo da realização da festa aqui no pátio da Cristo Rei"- diz Marina, uma das voluntárias.
    A noite de domingo e toda a semana de atividades no Parque das Laranjeiras foi um sucesso, o Vozes Periféricas agradece a todos aqueles que de uma forma ou outra sem envolveram no projeto e apoiou do principio ao fim as posições tomadas pela produção do projeto e por acreditarem e não abrirem mão de acreditar em nossa causa social.

    DIA 25 DE JULHO: ÚLTIMO DIA DE OFICINAS NO PARQUE DAS LARANJEIRAS

    ULTIMO DIA DE OFICINAS NO PARQUE DAS LARANJEIRAS
    Mais de seisentas crianças estiveram presentes neste domingo das 9 as 16:30h para participarem das oficinas no Parque das Laranjeiras

    Atentos, alunos acompanham oficina de DJ, que acompa-
    nhou a oficina de B-boy (que ensinou a dançar o hip-hop)
    O dia começou cedo para quem procurava por cultura no Parque das Laranjeiras, localizado na Zona Norte de Sorocaba. No dia 20 de julho começaram as atividades que terminaram neste domingo. As nove da manhã crianças, adolescentes e famílias frequentavam o pátio da Igreja Cristo Rei nas oficinas de Desenho, Grafitte, DJ e Dança de Rua.
    O produtor cultural Márcio Brown, que também se apresentou com a Banda "13 VOLTS" falou sobre a ação cultural:  "É muito bacana ensinar e aprender com essa galera aqui, e é muito bom saber que eles vem com humildade para aprender e realmente se interessam, perguntam o porque de tudo. Além disso o que surpreendeu bastante é que além das crianças, dos jovens, vem também a família toda."
    O Grafiteiro Willian, responsável por muitas obras de arte ur-
    banas, especialmente no centro da cidade, ensinou as crian-
    ças um pouco sobre a história e técnicas do Grafitte
    Desenho de Will que deu origem ao grafite ao lado


















    Trabalhos de Pintura Artistica também foram
    realizados pela Prefeitura
    Com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e a Secretaria de Cultura, com seu secretario Anderson Santos, foram instaladas tendas 6 tendas no pátio da Igreja Cristo Rei, em cada uma delas era realizado um tipo de oficina. Além das oficinas, a prefeitura também colaborou com brincadeira para crianças, como ping-pong, pebolim, jogos de dama e xadrez e um caminhão de som.



     Tabuleiro de damas gigante instalado
    pela prefeitura de Sorocaba

    "Não abririamos mão de estar com o projeto apenas porque mudou de lugar, o ideal do projeto é o mesmo, jamais deixariamos de apoiar este Ponto de Cultura"- diz Anderson Santos, secretario de cultura de Sorocaba, que designou alem de toda a infra-estrutura, monitores para desenvolver as brincadeiras com as crianças.

    Quem também não abriu mão de estar lá e fazer todo mundo dançar Hip Hop foi o professor da Oficina de B-boy e o DJ Benedi. "Cultura é isso aqui, cultura não está só no museu, é dança, é pintura, é movimento de rua também. E trazer isso daqui pra ensinar é melhor ainda, especialmente dessa forma informal"- disse Benedi.

    Benedi ensinou a batida do Hip Hop: "Trabalhar como DJ
    é igual vicio, esses dias eu emprestei essa aparelhagem pra
    um camarada meu e vira e mexe eu pensava 'meu Deus,
    cade minhas meninas, to com tanta saudade!' eu não via
    a hora que aquele final de semana passasse logo.

    Alunos treinam os movimentos de dança
    O artista plástico Adriano Gianolla estava a frente da Oficina de Desenho, onde ensinou as crianças as técnicas de sombra e profundidade.
    Uma declaração foi unanime à todos os professores das oficinas, todos declararam que o objetivo ali não era formar um fotografo, desenhista, grafitero, jornalista ou DJ, e sim fazer as crianças enxergarem que existe um universo bem maios que aqueles onde eles estão acostumados a viver e, dessa forma, faze-los optar por caminhos diferentes, escolhas distintas, nao precisar ou optar ser aquilo que estiver mais a mao, mas aquilo que realmente se almeja.
    Adriano Gianolla, artista plástico
    Alunos da Oficina de Desenho
    "As oficinas servem muito mais para descobertas pessoais do que para aprendisagem"- diz Bruna Tunes, jornalista que coordenou a oficina de vídeo, e completa: "Eu não quis formar nenhum jornalista, só quis faze-los observar que o mundo vai mais além e as possibilidades são infinitas, não é o local onde você mora que te impõe limitações".
    "Acho que os resultados foram satisfatórios diante
    do nosso cronograma apertado e com os
    recursos que tínhamos disponíveis"




     "Parece foto de profissional"-disse
    Sr. Gerson admirando o trabalho
    dos jovens do Laranjeiras
    Estiveram expostas também as fotografias produzidas durante a semana durante as aulas do fotógrafo Rafael Pieroni. Muitos moradores reconheceram suas casas, seus amigos e seus lugares favoritos do bairro nas fotos da exposição.

    Muitos pararam para observar a exposição de fotografia





    Moradores do bairro reconheceram amigos, locais tradicionais do bairro e até suas próprias casas nas fotografias expostas
    Durante a manhã ainda teve campeonato de B-boys com primeir, segundo e terceiro lugares e Poping individual, com direito a primeiro, segundo e terceiro lugares. As idades dos vencedores variaram entre 5 e 18 anos, todos dando o melhor para vencer o campeonato.

    Troféus distribuídos aos participantes do campeonato
    O vencedor mais novo do campeonato de
    popping tinha cinco anos













    "A única dica pra vencer é treinar, treinar de final de semana,
    quando está em casa sem fazer nada, se não desistir de treinar
     já é um bom caminho. Mas tem que gostar,
    se fizer obrigado nao adianta!"
    A tarde encerrou com o show da banda "13 VOLTS" das 15:30 as 16:30h, que tocaram entre muitos som, o seu ultimo hit "Guerreira Feiticeira". 
    Banda "13 VOLTS"
     Dessa forma foi finalizada a maratona de Oficinas no Parque das Laranjeiras em Sorocaba.

    Final da Obra de Grafite(Will)

    sábado, 24 de julho de 2010

    DIA 24 DE JULHO: VOZES PERIFÉRICAS NO PARQUE DAS LARANJEIRAS: PRIMEIRA ETAPA!

    "VOZES PERIFÉRICAS" NO SÁBADO FOI SUCESSO!

    No sábado ocorreu o tão aguardado primeiro dia do "Vozes Periféricas"
    Com Shows de Di Fogaça e Fasano, João Vitor e Paulo Henrique, Anderson e Ricardo, Luiz Felipe e Jerri, Beto e Rafael, Luiz Fernando e Gabriel e Edu Lencione.
    Mauricio Babu, radialista da ráfio Vanguarda
    e apresentador da TV Votorantim regeu a festa no sábado
    No sábado a maioria do público foi de jovens e a festa reuniu aproximadamente mil moradores do Parque das Laranjeiras e entorno.
    A festa começou as 19 horas, comandada por Maurício Babu e terminou as 23 horas, com o show de Edu Lencione que agitou o público.
    "É muito bacana quando agente entra no palco e percebe que o público agita de uma hora pra outra"- diz Edu que, com suas duas bailarinas, colocou o Parque das Laranjeiras para pular no último show da noite.
    Seis duplas agitaram a noite com baladas sertanejas famosas e de autoria própria.

    No sábado a maioria do Público foi de jovens
    Durante a noite a Pastoral da Igreja Cristo Rei funcionou vendendo churrasco e refrigerante. "Tá vendendo muito bem, a festa podia ser feita todo o final de semana"- declarou senhor Aparecido, que sempre colabora com as ações da Igreja.
    As 23 horas foram fechados os portões da igreja Cristo Rei, já que no domingo a festa começou cedo, as oito da manhã.
    Mil pessoas presentes na noite de sábado
    Estiveram presentes mil pessoas na noite do sábado. Anderson de Melo, morador do Guaíba, bairro vizinho ao Parque das Laranjeiras, comentou: "Se todo o final de semana ou pelo menos uma vez por mês o pessoal pensasse em realizar eventos assim no bairro ou em qualquer ponto da zona norte, até a fama que existe sobre a zona norte pudesse deixar de ser tão má, porque para quem não mora por aqui a visão é: zona norte é onde moram os ladrões! E não tem nada haver, não é nada disso, tem gente ruim sim, mas tem muita gente boa também, como em todo o lugar. Mas quem não costuma vir pra cá e veio hoje, tá vendo com clareza que o pessoal aqui é do bem".
    Do bem mesmo! Durante todo o evento não houveram brigas ou qualquer outro tipo de incidente, apena´s muita música, dança e diversão.