segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Crianças carentes de Votorantim animam o público em Sorocaba









O bloco “Vozes Periféricas”, da Associação Cultura Votorantim, formado por crianças e adolescentes carentes do bairro Promorar e da favela do Palmeirinha (bairro Itapeva), animou o público que aguardava o início dos desfiles das escolas de samba de Sorocaba no último domingo (19/02) no Alto da Boa Vista.
Uniformizados e com a coreografia na ponta do pé, as cerca de 150 crianças entraram na avenida do samba no ritmo da música Maracatu Atômico (Chico Science & Nação Zumbi) e por diversas vezes fizeram com que o público aplaudisse e acompanhasse os gestos da música. Logo em seguida, já no ritmo de “Xibom Bombom” (As Meninas”), eles passaram o recado com muita animação, uma vez que a letra desta música enfatiza a desigualdade social. “A passagem dessas crianças pela avenida significa muito mais do que um desfile, e sim uma oportunidade para elas mostrarem que também fazem parte da nossa sociedade, porém nunca são vistas”, explicou o produtor cultural Werinton Kermes, idealizador e coordenador do bloco.
A maior parte das crianças não possuem recursos financeiros para serem destinados ao lazer. Muitas delas nunca tinham ido à cidade de Sorocaba e nem acompanhado um evento desse porte. Ficou visível em seus olhares o encantamento com toda novidade. “Achei muito legal desfilar com um monte de gente olhando, quero vir de novo no ano que vem”, disse Rômulo Renato Fernandes, de 11 anos, que desfilou pela primeira vez.
No ano passado parte do grupo já havia desfilado e neste ano a Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) mais uma vez realizou o convite e o projeto se ampliou para mais um bairro periférico de Votorantim, o Promorar.
Semanas antes, o professor de dança Lieverton Martins, mais conhecido como “Baxinho” e integrantes da Trupe Axé, ensaiaram as coreografias nas duas comunidades. “É muito gratificante realizar este trabalho, percebemos que todos nós podemos ajudar de alguma maneira a amenizar o sofrimento das crianças carentes”, refletiu Baxinho.
O projeto tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento humano através da cultura, e levar lazer e entretenimento, além de promover a integração e o intercâmbio cultural.
E nas arquibancadas, o comentário também foi positivo. “As crianças transmitem esperança, e elas mostraram que estão dispostas a viver em um mundo melhor e mais justo”, comentou a Tânia Mara Guedes, professora de História. A Polícia Militar ainda não divulgou a estimativa de público que estava presente.
Além do transporte gratuito e camisetas, as crianças ainda receberam lanches e refrigerante à vontade após o desfile. O bloco “Vozes Periféricas” recebeu o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, da Prefeitura Municipal de Votorantim e da TV Votorantim. Nas comunidades, contou com o apoio da líder comunitária Vera Lúcia, do Palmeirinha, e da empreendedora social, Joelma Palmeira, no Promorar.



Luciana Lopez

Nenhum comentário:

Postar um comentário