quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Crianças da periferia de Votorantim ensaiam coreografias para desfilar em Sorocaba


 

Cerca de 150 crianças e adolescentes carentes do bairro Promorar, na região da Vila Nova Votorantim, e que vivem na favela do Palmeirinha (bairro Itapeva) ensaiam há três semanas as músicas que vão compor a trilha sonora da passagem pela avenida do samba, em Sorocaba, no próximo domingo, 19/02.
A iniciativa é uma ação do projeto "Vozes Periféricas" da Associação Cultura Votorantim, que recebe apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, da Prefeitura Municipal de Votorantim e da TV Votorantim.
O projeto tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento humano através da cultura, e levar lazer e entretenimento, além de promover a integração e o intercâmbio cultural.
No ano passado as crianças da comunidade do Palmeirinha já tiveram a oportunidade de participar do projeto e levantaram a plateia que acompanhava os desfiles das escolas de samba de Sorocaba. Neste ano, a Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) mais uma vez realizou o convite e o projeto se ampliou para mais um bairro periférico de Votorantim, o Promorar. Todas as crianças estarão uniformizadas com camisetas.
O professor de dança Lieverton Martins, mais conhecido como "Baxinho" da Trupe Axé, que ensaia as coreografias, ao som das músicas carnavalescas. "Esta ação é muito significante pra mim, pois renova as minhas energias. Vemos pessoas carentes de braços abertos para nos receber. O pouco que convivemos percebemos o quanto eles ficam felizes, e isso é o que mais compensa. Se cada um pudesse ajudar um pouquinho na sua área de atuação,  com certeza tudo seria melhor", disse Baxinho.
As músicas "Xibom Bombom" (As Meninas") e "Maracatu Atômico" (Chico Science) foram escolhidas levando em consideração a realidade sócio-economica das crianças.
Segundo o idealizador da ação, o produtor cultural Werinton Kermes, a ação faz parte do "Carnaval da Inclusão". "Há vários anos organizamos matinês de carnaval para pacientes de hospitais psiquiátricos como uma maneira de integrá-los à sociedade, e aqui é a mesma coisa, queremos amenizar de alguma maneira toda aquela situação sub-humana a qual estão submetidas as crianças na favela e oferecer mais uma oportunidade para as crianças do Promorar"; explicou Kermes.
Joelma Palmeira, empreendedora social, é quem reuniu o grupo do Promorar. "Eles vão entendendo desde já o que é inclusão social e se reconhecem como integrantes da sociedade. A expectativa é muito grande, não faltaram nenhum dia do ensaio e não veem a hora de pegar um ônibus, ir para Sorocaba e lá encontrar uma plateia os aguardando", disse Joelma.
A estudante Estefany Passioni, de 12 anos, já está com a coreografia na ponta do pé: "é a primeira vez que vou desfilar, estou super ansiosa, contando das horas para entrar na avenida", revelou a jovem.
A líder comunitária Vera Lucia é uma das responsáveis em colaborar na organização das atividades no Palmeirinha. "Sempre colaboro com a Associação Cultura Votorantim, pois eles nunca se esquecem da gente e sempre realizam atividades na nossa comunidade", lembrou Vera.
As crianças farão parte de uma ala que desfilará em 19/02, domingo, às 20h na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, em frente à Prefeitura de Sorocaba.
           



Luciana Lopez

Nenhum comentário:

Postar um comentário