domingo, 25 de julho de 2010

DIA 25 DE JULHO: ÚLTIMO DIA DE OFICINAS NO PARQUE DAS LARANJEIRAS

ULTIMO DIA DE OFICINAS NO PARQUE DAS LARANJEIRAS
Mais de seisentas crianças estiveram presentes neste domingo das 9 as 16:30h para participarem das oficinas no Parque das Laranjeiras

Atentos, alunos acompanham oficina de DJ, que acompa-
nhou a oficina de B-boy (que ensinou a dançar o hip-hop)
O dia começou cedo para quem procurava por cultura no Parque das Laranjeiras, localizado na Zona Norte de Sorocaba. No dia 20 de julho começaram as atividades que terminaram neste domingo. As nove da manhã crianças, adolescentes e famílias frequentavam o pátio da Igreja Cristo Rei nas oficinas de Desenho, Grafitte, DJ e Dança de Rua.
O produtor cultural Márcio Brown, que também se apresentou com a Banda "13 VOLTS" falou sobre a ação cultural:  "É muito bacana ensinar e aprender com essa galera aqui, e é muito bom saber que eles vem com humildade para aprender e realmente se interessam, perguntam o porque de tudo. Além disso o que surpreendeu bastante é que além das crianças, dos jovens, vem também a família toda."
O Grafiteiro Willian, responsável por muitas obras de arte ur-
banas, especialmente no centro da cidade, ensinou as crian-
ças um pouco sobre a história e técnicas do Grafitte
Desenho de Will que deu origem ao grafite ao lado


















Trabalhos de Pintura Artistica também foram
realizados pela Prefeitura
Com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e a Secretaria de Cultura, com seu secretario Anderson Santos, foram instaladas tendas 6 tendas no pátio da Igreja Cristo Rei, em cada uma delas era realizado um tipo de oficina. Além das oficinas, a prefeitura também colaborou com brincadeira para crianças, como ping-pong, pebolim, jogos de dama e xadrez e um caminhão de som.



 Tabuleiro de damas gigante instalado
pela prefeitura de Sorocaba

"Não abririamos mão de estar com o projeto apenas porque mudou de lugar, o ideal do projeto é o mesmo, jamais deixariamos de apoiar este Ponto de Cultura"- diz Anderson Santos, secretario de cultura de Sorocaba, que designou alem de toda a infra-estrutura, monitores para desenvolver as brincadeiras com as crianças.

Quem também não abriu mão de estar lá e fazer todo mundo dançar Hip Hop foi o professor da Oficina de B-boy e o DJ Benedi. "Cultura é isso aqui, cultura não está só no museu, é dança, é pintura, é movimento de rua também. E trazer isso daqui pra ensinar é melhor ainda, especialmente dessa forma informal"- disse Benedi.

Benedi ensinou a batida do Hip Hop: "Trabalhar como DJ
é igual vicio, esses dias eu emprestei essa aparelhagem pra
um camarada meu e vira e mexe eu pensava 'meu Deus,
cade minhas meninas, to com tanta saudade!' eu não via
a hora que aquele final de semana passasse logo.

Alunos treinam os movimentos de dança
O artista plástico Adriano Gianolla estava a frente da Oficina de Desenho, onde ensinou as crianças as técnicas de sombra e profundidade.
Uma declaração foi unanime à todos os professores das oficinas, todos declararam que o objetivo ali não era formar um fotografo, desenhista, grafitero, jornalista ou DJ, e sim fazer as crianças enxergarem que existe um universo bem maios que aqueles onde eles estão acostumados a viver e, dessa forma, faze-los optar por caminhos diferentes, escolhas distintas, nao precisar ou optar ser aquilo que estiver mais a mao, mas aquilo que realmente se almeja.
Adriano Gianolla, artista plástico
Alunos da Oficina de Desenho
"As oficinas servem muito mais para descobertas pessoais do que para aprendisagem"- diz Bruna Tunes, jornalista que coordenou a oficina de vídeo, e completa: "Eu não quis formar nenhum jornalista, só quis faze-los observar que o mundo vai mais além e as possibilidades são infinitas, não é o local onde você mora que te impõe limitações".
"Acho que os resultados foram satisfatórios diante
do nosso cronograma apertado e com os
recursos que tínhamos disponíveis"




 "Parece foto de profissional"-disse
Sr. Gerson admirando o trabalho
dos jovens do Laranjeiras
Estiveram expostas também as fotografias produzidas durante a semana durante as aulas do fotógrafo Rafael Pieroni. Muitos moradores reconheceram suas casas, seus amigos e seus lugares favoritos do bairro nas fotos da exposição.

Muitos pararam para observar a exposição de fotografia





Moradores do bairro reconheceram amigos, locais tradicionais do bairro e até suas próprias casas nas fotografias expostas
Durante a manhã ainda teve campeonato de B-boys com primeir, segundo e terceiro lugares e Poping individual, com direito a primeiro, segundo e terceiro lugares. As idades dos vencedores variaram entre 5 e 18 anos, todos dando o melhor para vencer o campeonato.

Troféus distribuídos aos participantes do campeonato
O vencedor mais novo do campeonato de
popping tinha cinco anos













"A única dica pra vencer é treinar, treinar de final de semana,
quando está em casa sem fazer nada, se não desistir de treinar
 já é um bom caminho. Mas tem que gostar,
se fizer obrigado nao adianta!"
A tarde encerrou com o show da banda "13 VOLTS" das 15:30 as 16:30h, que tocaram entre muitos som, o seu ultimo hit "Guerreira Feiticeira". 
Banda "13 VOLTS"
 Dessa forma foi finalizada a maratona de Oficinas no Parque das Laranjeiras em Sorocaba.

Final da Obra de Grafite(Will)

Nenhum comentário:

Postar um comentário