quinta-feira, 22 de julho de 2010

OFICINA DE VÍDEO TEM INICIO NESTA QUINTA

Oficina de Vídeo começa hoje
Nesta quinta-feira começou a oficina de vídeo do "Vozes Periféricas", jovens do Parque das Laranjeiras entrevistaram moradores do bairro

Alunos sendo orientados sobre como usar a câmera.

Mais crianças do Parque das Laranjeiras participaram da oficina de Vídeo que começou na tarde desta quinta-feira.

Foram atenciosos quanto ao manuseio da câmera e igualmente atenciosos quanto a prática de reportagem ensinada pela jornalista Bruna Tunes.

Ficaram livres para entrevistar os moradores e desenvolveram um roteiro de perguntas padrão para todos os entrevistados, sendo auxiliados a profundar em determinados assuntos quando preciso.

Jefferson Hoffard entrevista Sr. Ademir, soldador aposentado
que perdeu parte da audição no serviço.
Não houve timidez na hora de utilizar conversar com a câmera, tampouco com o entrevistado.

"É bem menos assustador do que agente pensava, pra segunda entrevista eu já estou até que bem demais. O melhor é ter uma prévia com o entrevistado antes"- declarou Jefferson Hoffard, aluno da oficina de vídeo.

Hoje os alunos entrevistaram quatro personagens que configuram o bairro: Sr. Edgar Gonçales, dono de uma quitanda, Sr. Ademar dos Santos, soldador aposentado que ainda trabalha na área, Sr. Aparecido Medeiros, dono de uma bicicletaria e metalúrgico aposentado e dona Marina Ana Porteiro, que mudou para o Parque das Laranjeiras há 28 anos e disse que o bairro passou da fase do terror para o paraíso.

Renata Lee de Paula em entrevista com Sr. Cido
Amanhã acontece mais uma tarde de entrevistas e antes de saírem em campo os alunos terão mais uma aula teórica.

"Amanhã eu estou aqui de novo e na verdade eu nao vejo a hora de fazer mais vezes esse trabalho porque eu acho muito bacana conversar com outras pessoas."- diz Renata Lee de Paula, uma das entrevistadoras.

Ao ser perguntada se já havia pensado em ser jornalista: "Meu pai quer que eu seja, mas comunicação não da dinheiro!".

As crianças menores ficaram responsáveis por operar os equipamentos, e a todo momento o que mais se podia ouvir era "Agora sou seu!" e "É minha vez" ou mesmo um tom mais incisivo "Vai, sai daí!", mas nada que impedisse todos de participar.
As entrevistas estão sendo gravadas pelo "Vozes Periféricas" afim de produzir um documentário após as seis ações. Todos aqueles que desejarem participar da oficina de vídeo ainda são bem-vindos.

Um pouco mais do que aconteceu hoje:

Sr. Cido, metalúrgico aposentado, atual "bicileteiro" do bairro

Senhor Edgard, dono da Quitanda ao lado do Posto de Saude
do Parque das Laranjeiras


Paisagem da Lage do Sr. Cido e imagem Oficina de Vídeo
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário